Manual do caminheiro

Jean-Claude Rodet, Manual do Caminheiro, ed. Gradiva, 2013 (ISBN 978-989-616-525-3)

Jean-Claude Rodet, Manual do Caminheiro, ed. Gradiva, 2013 (ISBN 978-989-616-525-3)

Nas florestas ou nos prados, nas montanhas ou na costa, na neve ou na areia, em contemplação ou meditação, em silêncio ou a cantar, a caminhada é cada vez mais praticada. Trata-se de um excelente exercício acessível a todos, e muitos praticam-no para manter a saúde e a forma física, para contemplar a natureza, para alcançar um objectivo ou para meditar.
Dez mil razões para se pôr a caminho, dez mil caminhos à sua espera… mas em segurança !
Para colher os benefícios deste exercício salutar e tornar a jornada agradável, será necessário ter em consideração alguns aspectos de preparação prévia.
Como se equipar ? Como fazer o corpo ganhar resistência? Como se alimentar de forma equilibrada? Como se comportar durante o percurso ? Como prever as condições atmosféricas para as horas seguintes ? Como fazer face naturalmente a problemas de saúde que surjam? Em que consiste um estojo de primeiros socorros ?
Esta obra é um verdadeiro manual do caminheiro. Propõe uma abordagem prática inédita, extremamente acessível, com um manancial de informações simples, conselhos preciosos e omprovados e soluções eficazes para iniciar com o pé direito – ou continuar – uma actividade de pedestrianismo.